9. Curiosidades sobre Pereira Barreto

Em 1990 começou a formação do lago da usina de Três Irmãos. Com o lago, a população viu, com tristeza, a submersão de um dos marcos da colonização japonesa em Pereira Barreto: a ponte pênsil Novo Oriente.

A construção da ponte era uma necessidade, pois viabilizaria a ligação dos núcleos urbanos da Fazenda Tietê à estação de trem de Lussanvira, eliminando o uso da balsa.

Terminada em 1934, a ponte só pode ser inaugurada em 1935, em razão da exigência de que a estrada aberta para utilização da ponte deveria ser estadual.

O responsável pelas obras foi o engenheiro Kanltiro Kimura. A BRATAC – Sociedade Colonizadora do Brasil Ltda. A ponte tem 160 metros de cumprimento, sendo 130 metros de vão e dois encontros de 15 metros em cada lado, altura de 25 metros, sete metros e meio de largura e capacidade para suportar 12 toneladas.

A sua submersão comoveu os pereirabarretenses, principalmente os integrantes da colônia japonesa, responsável pela construção dessa importante obra da história de Pereira Barreto.

Depois de submersa, a ponte pênsil Novo Oriente, submersa há 15 anos,  ainda resiste ao desgaste provocado pelas águas do lago permanecendo como se não tivesse sido tragada pela represa da usina de Três Irmãos.

A necessidade de gerar energia e o progresso interferiu na história do município, escondendo dos olhos dos pereirabarretenses uma das mais importantes obras construídas pelos responsáveis pela fundação do município.

Inaugurada em 2000, a atual Ponte Novo Oriente, com extensão de 2.122 m, liga os municípios Pereira Barreto e Andradina, substituindo a antiga Ponte Novo Oriente.

Com a intenção de revitalizar a cidade e consequentemente o turismo a ponte abre novas perspectivas de investimento, auxilia o acesso de potenciais  empresários, turistas e conecta as cidades vizinhas, facilitando a locomoção e interação entre as mesmas.

Sob esse ponto de vista o município conta com obras que englobam todo o espaço turístico. Com destaque para a praia municipal “Pôr do Sol” há um projeto de investimento, orçado aproximadamente em R$ 2 milhões,  que objetiva a ampliação e reforma das cantinas, as construções da nova Secretaria de Turismo, da Vila Temática, do espaço multiuso  (centralizando vários eventos da cidade, durante o ano todo, não permitindo que este espaço se torne obsoleto) e do Aquário Municipal.

Futuramente a praia contará com restaurante, lanchonete, sorveteria, uma loja de souvenires, uma loja especializada na venda de agua de coco, além dos quiosques para locação.

A segurança também foi um ponto relevante para a atração de turistas e investidores, na qual o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar contarão com espaço próprio, além da guarita de salva vidas.

Pelo seu potencial e intenção de aumentar o turismo, foi desenvolvido um Plano Diretor do Turismo, que agrega um diferencial estratégico e é contemplado com um Banco de Projetos com grande ênfase no desenvolvimento neste setor de Pereira Barreto, que, caso sejam executados tem uma projeção de crescimento sustentável para os próximos 20 anos, tornando a cidade um destino turístico de nível nacional e internacional.

Deixe um comentário